domingo, 26 de setembro de 2010

Como ser positivo na negatividade

OBS : TEXTO ENCONTRADO NO SITE www.w2comunica.com.br


A energia positiva contagia tão rápido quanto a negativa. As pessoas têm padrões de comportamento. Estão acostumadas a agir de uma determinada maneira. Elas precisam usar tudo o que sabem em um ambiente cáustico.

Leva tempo e esforço. É preciso se comprometer a fazer uma mudança sustentável. Você deve estar disposto a identificar e parar de tolerar o que não está funcionando. Deve fazer a coisa certa. Mesmo que inicialmente pareça impopular. Em ajude os outros a fazer o mesmo.

Veja cinco dicas para que você seja uma força positiva em seu local de trabalho:

Perceba

Reconheça a negatividade em torno de você. Às vezes você pode sentir que sua energia está sendo drenada pelo que é falado ou pela forma com que é dito. Pode sentir-se mal ou incomodado. Esses sentimentos são uma forma de inteligência que te ajuda a perceber que algo não está certo. Se você pode identificar o que está acontecendo, você pode agir para melhorar.

Comece por você

De que forma você está contribuindo para a negatividade em torno de você? Valoriza boatos ou participa de conversas com foco em denegrir, diminuir ou criticar? A linguagem tem poder. Tudo o que é falado tem impacto. Falar algo negativo desonra a pessoa de quem você está falando e também faz você se sentir mal, mesmo que não perceba. Aprenda a respeitar o direito das pessoas serem elas mesmas. Reclamar sem fim não ajuda a criar soluções. Isso amplia e estende o problema. Procure investir seu tempo e energia para melhorar o ambiente.

Fale sobre suas percepções

Diga como você se sente quando dizem algo negativo ou destrutivo. Isso não é julgar o outro, mas explicitar sua sensação. É comum que as pessoas não percebam que são negativas. Ajude-as a perceberem. De uma forma gentil, pergunte: “Você percebe que está reclamando?” Trazer para a consciência pode ser suficiente para deslocar a conversação. Com o tempo, seus colegas aprenderão o que ou como falar sobre assuntos delicados.

O silêncio é muito importante em conversações. Aprenda a aquietar seus julgamentos. Experimente respirar e esperar o outro falar. Alguns segundos podem fazer toda a diferença para refletir e organizar idéias e sensações.

Seja construtivo e propositivo

Qual o objetivo do que você está falando? É a ferir ou ajudar? Você propõe ações? Conversas construtivas fazem as pessoas se sentirem melhores. Leve o seu tempo e as suas palavras a sério. Construa. Ajude. Apóie.

Elogie e reconheça

É fácil perceber que há algo errado ou que falta alguma coisa. Exercite perceber o que foi bem feito. Fale sobre isso. Ter suas ações reconhecidas faz bem para você. Reconhecer ações e atitudes dos outros faz bem para eles. Você pode ajudar os outros a consolidar bons modelos mentais. Elogie! Reconheça.

Independentemente do que acontece ao seu redor, você pode escolher como responder a eventos externos e situações. É sua responsabilidade para se tornar o tipo de pessoa que gostam de ser e de outros com quem gostam de ser redor.

É sua escolha transformar-se no tipo de pessoa que você aprecia.

É preciso um verdadeiro líder para seguir um caminho diferente da multidão. Quando os outros são negativos, seja audacioso, seja positivo, independente do que os outros façam ou pensem. É uma forma de criar uma onda de mudança. Se a negatividade contagia, a positividade também. Reconheça o que está bom. Crie formas simples de melhorar o que não está bom. Contagie positivamente. Você pode começar uma importante mudança de relacionamentos na sua vida.

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